Os nomes não poderiam ser mais sugestivos: Prosa, Versos, Romance, Poesia, Teatro, Música, Literatura e Canção. Essas oito travessas que compõem o trecho da Praia de Itapuã, que vai do início da Rua Professor Souza Brito (as rua principal do bairro e que margeia a orla), com menos de dois quilômetros de extensão, escondem da vista de quem passa de carros, trechos de pequenas enseadas que as tornam um dos lugares mais agradáveis para o banho de mar na extensa orla marítima de Salvador.
Totalmente revitalizada, contando com pistas para ciclistas e um calçadão para pedestres que acompanha a curvatura da praia, esse trecho da Praia de Itapuã, decantada em prosas e versos por vários artistas país afora, com destaque para a dupla Toquinho e Vinicius de Moraes, e inspiradora de poemas diversos, graças à sua tradição de boemia, Itapuã, antigo refúgio de pescadores, até a década de 1970 era como que a fronteira norte de Salvador, restando até os limites da atual cidade de Lauro de Freitas (antiga Santo Amaro de Ipitanga), as então inóspitas e quase inacessíveis praias de Stella Maris e Flamengo.
Por qualquer uma das travessas que dão na praia, o visitante, além da beleza natural de praias cercadas por arrecifes, que na maré baixa formam piscinas naturais, dispõem de uma boa infraestrutura de serviços. A maioria das barracas e quiosques dispõem de chuveiros, têm atendimento personalizado e uma variedade de bebidas e iguarias típicas das praias de Salvador, como acarajé, peixes, frutos do mar e queijo coalho assado à vista do cliente.
Para quem quer um atendimento mais qualificado, o “Alambique In”, na Rua do Romance, é um dos mais frequentados, com direito a mesas em área coberta defronte ao mar, e mesmo almoço para quem vai com a família ou grupos. Para os que, além do banho de mar, querem passear de barco ou praticar esportes náuticos nas águas calmas que ficam protegidas pelos arrecifes, existem locais apropriados para o aluguel, individual ou em grupo, de caiaques, canoas duplas, stand up padle e equipamentos “snorkel” para mergulho em águas rasas, tendo com o pano de fundo, o Farol de Itapuã.
E, a depender da maré, pode-se alugar um barco de pesca para um passeio um pouco mais ao largo da praia, com direito a acompanhar alguns pescadores em suas atividades. Todos esses serviços são necessariamente acompanhados por instrutores ou pessoas devidamente autorizadas.
Serviço:
Onde: Praia de Itapua, logo após o Largo da Cira. Trecho entre as travessas da Prosa e da Canção, ao longo da Rua Professor Souza Brito.